EVENTOS

Dezembro 2017

01/12

19:30

MELHORES FILMES 2017 - ÚLTIMAS CONVERSAS - Arsenal - Cinema
  • (Eduardo Coutinho, Brasil,  2015, 92min, Drama)
    Realizado a partir de entrevistas feitas com jovens estudantes brasileiros pelo cineasta Eduardo Coutinho antes de sua morte (em fevereiro de 2014), o filme busca entender como pensam, como sonham e como vivem os adolescentes de hoje. 
    12 anos

02/12

17:30

SESSÃO PIPOCA - O SERVIÇO DE ENTREGAS DA KIKI - Arsenal - Cinema
  • (Hayao Miyazaki, Japão, 1989, 102min, Aventura)
    Ao completar 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, Kiki deve se mudar para uma cidade na qual não haja nenhuma bruxa e passar lá um ano morando sozinha em uma espécie de “estágio”. Após achar uma bela cidade à beira mar, Kiki e seu gatinho Jiji tentam se adaptar à nova vida.
    Livre

02/12

19:30

MELHORES FILMES 2017 - O SONHO DE WADJDA - Arsenal - Cinema
  • (Haifaa Al Mansour, Arábia Saudita,  2012, 98min, Drama).
    Sinopse: Wadjda é uma garota que vive em uma cultura conservadora e seu maior desejo é comprar uma bicicleta para disputar corrida com seu melhor amigo. Porém, encontra dificuldades para realizar seu sonho, pois  bicicletas são consideradas perigosas para meninas e Wadjda terá que conseguir sozinha.
    Livre

03/12

17:30

SESSÃO PIPOCA - ABRIL E O MUNDO EXTRAORDINÁRIO - Arsenal - Cinema
  • (Franck Ekinci / Christian Desmares, França, 2016, 105min, Aventura).
    Em 1941, a França, ainda em um estado atrasado de desenvolvimento, presa ao século XIX, é governada por Napoleão V. Durante um período de 70 anos, uma coisa peculiar vem acontecendo: cientistas franceses desaparecem misteriosamente sem que ninguém saiba por qual motivo. As coisas mudam quando os pais de Abril, dois cientistas somem e a filha decide ir à procura dos dois.
    Livre

03/12

19:30

MELHORES FILMES 2017 - BRANCO SAI, PRETO FICA - Arsenal - Cinema
  • (Adirley Queirós, Brasil, 2014, 95min, Drama / Ficção)
    Tiros em um baile de black music em Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.
    12 anos

05/12

19:30

MELHORES FILMES 2017 - QUANDO MEUS PAIS NÃO ESTÃO EM CASA - Arsenal - Cinema
  • (Anthony Chen, Singapura, 2013, 90min, Drama).
    Singapura, 1997. A rotina da família Lim é modificada com a chegada de Terry, empregada doméstica que foi para a cidade sonhando com uma vida melhor. Encarregada de cuidar do filho do casal, ela desenvolve uma relação íntima com o menino.
    12 anos

06/12

19:30

MELHORES FILMES 2017 - CASA GRANDE - Arsenal - Cinema
  • (Fellipe Barbosa, Brasil, 2014, 115min, Drama).
    Sônia e Hugo são da alta burguesia carioca e levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo os filhos. Um retrato atual da mudança social brasileira a partir de uma família burguesa falida, onde o preconceito social prevalece.
    14 anos

07/12

17:00

BULIXO - Arsenal - Sesc Arsenal
  • Valorização do encontro entre familiares, amigos, turistas com artesanato  e culinária brasileira para  descontração e entretenimento.


07/12

18:00

CINESESC - PHOENIX - Arsenal - Cinema
  • (Christian Petzold, Alemanha,  2014, 98min, Drama)
    Sobrevivente de um campo de concentração nazista, Nelly Lenz ficou desfigurada enquanto esteve presa. Irreconhecível após uma cirurgia de reconstrução, ela vaga pela destruída Berlim à procura do seu marido Johnny.  Só que, aos poucos, ela descobre que o marido teve uma importante participação em sua prisão.

    10 anos

     CineSesc com Embaixada da Alemanha

07/12

19:30

MELHORES FILMES 2017 - TATUAGEM - Arsenal - Cinema
  • (Hilton Lacerda, Brasil, 2013, 110min, Drama).
    Ao iniciar o esgotamento político do golpe militar no Brasil (1978), acompanhamos o romance entre um soldado de dezoito anos e um agitador cultural, dono de um cabaré anarquista. Confrontos e reflexões de uma geração analisados a partir da periferia. A exceção pautando a visão da regra.
    16 anos

08/12

19:30

MELHORES FILMES 2017 - HIPÓCRATES - Arsenal - Cinema
  • (Thomas Lilti, França, 2014, 102min, Drama / Comédia).
    Benjamin inicia sua residência no mesmo hospital onde seu pai trabalha, e logo descobre que a realidade do dia a dia está distante da teoria. Para completar, ele tem que acompanhar um novo residente, mais velho e mais experiente.
    12 anos

09/12

17:30

SESSÃO PIPOCA - O CASTELO NO CÉU - Arsenal - Cinema
  • (Hayao Miyazaki, Japão, 1986, 124min, Aventura).
    Sinopse: A menina Sheeta cai misteriosamente do céu nos braços de Pazu, um garoto que vive e trabalha em uma pequena cidade nas montanhas. Este encontro leva ambos a uma série de aventuras causadas pela perseguição de piratas do ar e do exército a Sheeta, que resulta numa busca pela verdadeira identidade desta e por Laputa, um misterioso castelo no céu.
    Livre

09/12

19:30

MELHORES FILMES 2017 - AQUARIUS - Arsenal - Cinema
  • (Kléber Mendonça Filho, Brasil, 2016, 141min, Ficção).
    Clara, jornalista aposentada e moradora do Aquarius, último prédio de modelo antigo da orla de Boa Viagem, no Recife,  defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora.  O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento.
    16 anos

10/12

17:30

SESSÃO PIPOCA - ASTERIX E O DOMÍNIO DOS DEUSES - Arsenal - Cinema
  • (Louis Clichy, Alexandre Astier, França, 2014, 102min, Aventura).
    O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Um dia, ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos gauleses. Desta forma, Júlio César ordena a construção da Terra dos Deuses ao redor da vila gaulesa, para impressioná-los e, assim, convencê-los a se unir ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.
    Livre

10/12

19:30

MELHORES FILMES 2017 - O SILÊNCIO DO CÉU - Arsenal - Cinema
  • (Marco Dutra, Brasil, 2016, 102min, Drama).
    Após ser vítima de um estupro dentro de sua própria casa, Diana escolhe manter o trauma em segredo. Mario, seu marido, também tem algo a esconder. O silêncio que toma conta do casal ao longo dos dias se transforma, aos poucos, em uma peculiar forma de violência.
    16 anos

14/12

17:00

BULIXO - Arsenal - Sesc Arsenal
  • Valorização do encontro entre familiares, amigos, turistas com artesanato  e culinária brasileira para  descontração e entretenimento.


14/12

19:00

PAPO CERRADO - EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO: SOBRE IMAGEM E MEMÓRIA - Arsenal - Galeria de Artes
  • PARTICIPANTES:

    Marília Bonna é especializada em Literatura, Arte e Pensamento contemporâneo pela PUC - RJ e mestranda em Estudos Literários pela UFMT, onde desenvolve pesquisa em torno das relações entre literatura, coleção e memória.

    Maria Elisa Rodrigues Moreira é mestre em Teoria Literária e doutora em Literatura Comparada pela UFMG, tendo desenvolvido pesquisas em torno das relações entre literatura e arquivo. Atua como professora visitante do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMT.

    Thiago Iusso Sinoharaé arquiteto, mas, há três anos, dedica-se essencialmente à aquarela – técnica que, por sua transparência, sutileza e fluidez, dá às obras do artista certa atmosfera de sonho muito prezada por ele.

     

    RESUMO:

    A memória está amplamente relacionada aos nossos sentidos, como bem o demonstrou Proust com o cheiro das madeleines no monumental Em busca do tempo perdido, no qual o olfato é um fundamental mobilizador das memórias do personagem.

    Como podemos pensar, então, nas relações entre a visão e a memória num mundo em que as imagens, em suas mais diversas formas, parecem ocupar todo o território?

    É nesse sentido que propomos essa conversa, na qual em torno das relações entre “imagem” e “memória” poderemos refletir sobre como a imagem pode funcionar como um disparador da memória e, também, como um instrumento crítico para colocar em pauta questões relacionadas às memórias coletivas.