O SESC ARSENAL

Criado, antes, com o nome Real Trem de Guerra, por Carta Régia de D. João VI em 1818, destinado a um estabelecimento militar para o conserto e fabricação de armas. Teve iniciada a construção em 1819, durante o governo do 9° e último Capitão General de Mato Grosso, Francisco de Paula Magessi Tavares de Carvalho, vindo a concluir-se em 1832, quando foi inaugurado. Em 15/11/1831 por determinação de lei foi criado o Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso. O edifício foi posteriormente ampliado e adaptado para funcionamento do Arsenal de Guerra e os varandões dos flancos foram construídos em 1848. Técnicas construtivas e materiais da região para erguer um edifício neoclássico, nos moldes franco-lusitanos que caracterizavam, em maioria, as construções oficiais do Rio de Janeiro. Os ambientes internos são protegidos por um avarandado ininterrupto. As insígnias da casa militar estão nos frisos em relevos simétricos, destacados das superfícies lisas para atender à sobriedade que qualifica o estilo, observado na composição da fachada mais expressiva a linearidade clássica. As sucessivas reformas e ampliações modificaram aspectos interiores, mas evitaram alterações estruturais da fisionomia original do bem.

 

Em 1989 o Sesc adquiriu o prédio do Arsenal, através de uma permuta com o exército. Após grandes reformas, que respeitaram o tombamento histórico e as necessidades técnicas de cada atividade cultural, o Arsenal de Guerra abre suas portas para os artistas e a população em agosto de 2001, como Centro de Atividades Sesc Arsenal. Porém sua inauguração oficial foi em 15 de agosto de 2002. 

Em dezembro de 2009 a unidade recebe oficialmente o nome de Centro Cultural Jamil Boutros Nadaf - Sesc Arsenal. Uma homenagem em reconhecimento aos esforços do ex-presidente do Sistema Federação do Comercio de Bens e Serviços do Estado de Mato Grosso - Fecomércio/Sesc-Senac-MT, responsável pela instalação desse, que é um dos principais espaços destinado à cultura em nosso Estado. 

Hoje o Centro Cultural Jamil Boutros Nadaf conta com os seguintes espaços: Central de Atendimento, Choperia, Centro de Difusão e Realização Musical, Cinema, Banco de Textos de Artes Cênicas, Galeria de Artes,  Laboratório da Palavra, Teatro, Biblioteca, Salão Social, Sala de Dança, Oficina de Ideias, Ateliê de Artes, Teatro de Formas Animadas, Núcleo de Cinema, Ponto de Artesanato e Terraço Plural.

Espaços: 

Banco de Textos de Artes Cênicas - Espaço de excelência para estudos e pesquisas em Artes Cênicas e Literatura, com acervo de peças de teatro, livros e todo tipo de impressos sobre o ofício cênico para a comunidade em geral. Direcionado para se tornar área de convivência e estudos coletivos.
Terça a Sexta - 13h às 17h e 18h às 22h - Sábado - 18h às 22h -  Acesso Gratuito

Biblioteca: A Biblioteca do Sesc Arsenal oferece ao público excelente espaço para leitura, amplo acervo com obras literárias, didáticas, técnicas, periódicos, enciclopédias, dicionários, almanaques, gibis e acesso à Internet, atendendo aos anseios de crianças, jovens e adultos que procuram a biblioteca para leitura e pesquisa. Para se cadastrar e emprestar livros, basta apresentar a carteirinha do Sesc (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo ou público em geral) na recepção da biblioteca.

Terça a Sábado -  13h às 21h45

Bulixo - Um ótimo local para o encontro entre familiares, amigos, turistas com artesanato  e culinária brasileira para descontração e entretenimento. 
Quintas-feiras - 18h às 22h  - Varanda  - Entrada Franca

Centro de Difusão Musical - Sala de música, atuando no campo da formação orientada de leitores e ouvintes, enfocando a totalidade da produção histórico-musical disponível em registros literários, discográficos, fonomecânicos e digitais. Terça a Sexta - 14h às 21h  - Acesso gratuito

Choperia - Um ambiente agradável que proporciona uma integração contínua entre as pessoas, através da valorização da boa música brasileira, do atendimento e da cortesia. Música ao Vivo 

Terça a Sábado: 19h às 23h - Couvert: R$ 3,00 por pessoa - Choperia: Terça a Sábado: 16h às 23h - Domingo: 15h às 21h

Cinema – Sala  de exibição com 78 lugares, som digital, equipamento de projeção em 16mm, VHS e DVD.

Estações Lúdicas Pedagógicas - Brincadeiras cantadas, jogos de mesa e confecção de pequenos brinquedos. Agendamento escolar
Terça a Sexta:  17h às 20h / Sábado e Domingo: 16h às 20h

Galeria de Artes – Espaço para apreciação da obra de arte, reflexão, expressão e o exercício do olhar numa perspectiva crítica. Abriga exposições, intercâmbios e informações, visando uma ação capaz de promover a articulação do desenvolvimento da produção e de uma linguagem visual e artística.

Oficina de Idéias – Voltado ao exercício da imaginação e da criatividade. As atividades priorizam o fazer, o criar, o descobrir, o redescobrir e o ato de brincar como encontro com o lúdico, oportunizando a interação entre a cultura e a educação.

Ponto de Artesanato - Espaço que oferece uma variedade dos diversos segmentos do artesanato mato-grossense, disponibilizando aos turistas e visitantes em geral uma opção com características regionais para presentear.

Salão Social – É um espaço destinado a bailes, recitais, lançamentos de livros e para troca de idéias em torno das expressões artísticas.

Sala de Dança – Objetiva abrigar e difundir a dança como forma de expressão, através do desenvolvimento de cursos de dança, além de servir como espaço de pesquisa aos interessados desta arte.

Sesc Partituras - Biblioteca virtual de música formada exclusivamente por obras de compositores brasileiros de todas as épocas. O acervo está disponibilizado através de um sistema de catalogação e busca  que permite visualização e audição integral de cada obra. Todo o acervo está disponível na íntegra para impressão. Com esta iniciativa, o Sesc traz relevante contribuição para o desenvolvimento da cultura musical no país, apoiando a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, promovendo o acesso à música em seus diversos suportes. Acesse: www.sesc.com.br/sescpartituras

Teatro – Integra a Rede SESC de Artes Cênicas, que abriga salas de espetáculos por todo o Brasil. Atende produções nas áreas de teatro, dança, música, literatura e outras expressões artísticas. Possui uma platéia de 261 assentos, com ótima visualização do palco, excelente qualidade acústica e qualidade térmica controlada.