PROGRAMA MESA BRASIL SESC

O Programa Mesa Brasil é uma Rede Nacional de Solidariedade que atua na área de segurança alimentar e nutricional por meio de doação de alimentos excedentes com ou sem valor comercial a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Paralelamente, desenvolve ações educativas para consumo consciente dos alimentos e regaste da cidadania. O programa tem na parceria com doadores, entidades sociais e voluntários a base de sua sustentação. É uma iniciativa do Sesc que dissemina a cultura da responsabilidade compartilhada para a garantia do direito humano a alimentação.

O programa foi implantado no estado de Mato Grosso no ano de 2003 e atua na modalidade de banco de alimentos. Assim, o Mesa Brasil Sesc busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

 

MISSÃO

Contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país.

 

VISÃO

Ser um programa modelar no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional, sustentável  enquanto rede e reconhecido pela sociedade.

 

VALORES

Responsabilidade – compromisso como uma gestão ética, transparente e de confiança da organização com suas partes interessadas (parceiros e sociedade)

Solidariedade – Cooperação mútua em prol de um objetivo comum

Equidade – Respeito à igualdade de direitos

Excelência – Qualidade no desenvolvimento das ações

Sustentabilidade – Atenção permanente aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

- Doadores de alimentos: centrais de distribuição, supermercados, armazéns, padarias, indústrias, e outros que possuam alimentos excedentes com ou sem valor comercial, próprios para o consumo humano;

- Doadores de serviços ou produtos: empresas de logísticas e postas de combustível, instituições e associações que possam contribuir no desenvolvimento de ações educativas e serviços referentes à sua área de atuação;

- Voluntários: o programa recebe voluntários que podem auxiliar com ações educativas ou serviços;

- Instituições Sociais receptoras de alimentos.

 

O QUE PODE SER DOADO?

O Programa Mesa Brasil recebe doações de:

- Alimentos perecíveis e não perecíveis em condições adequadas para o consumo humano, com ou sem valor comercial;

- Embalagens para transporte e acondicionamento;

- Serviços gráficos;

- Material de higiene e limpeza;

- Logística e combustível;

- Utensílios culinários;

- Ações educativas;

- Cessão de espaços para atividades.

Não serão recebidos: refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos, alimentos com embalagens danificadas e fora do prazo de validade.

 

QUEM RECEBE AS DOAÇÕES?

O Programa Mesa Brasil repassa integralmente as doações recebidas para as Instituições Sociais cadastradas.

Para inclusão no Programa as Instituições deverão obedecer aos critérios:

- Ser uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos;

- Não ter vínculo político-partidário;

- Apresentar os seguintes documentos: Ata de posse vigente, CNPJ, estatuto social, regimento interno, declaração de utilidade e pública, certificado de registro nos conselhos de assistência social, saúde ou educação.

- Promover o atendimento sistemático à população em situação de risco e vulnerabilidade social, sem discriminação de qualquer espécie (religiosa, étnica, etária, social, cultural, econômica);

- Compromisso com a participação nas ações educativas promovidas pelo programa e sua replicação entre seu publico atendido.

 

Sede do Programa Mesa Brasil em Cuiabá

Avenida Tenente Coronel Duarte, n° 2140, bairro Centro Sul

Telefone: (65) 3675-3028

E mail: mesabrasil@sescmatogrosso.com.br

 

Sede do Programa Mesa Brasil em Rondonópolis

Residencial Colina Verde, bairro Sagrada Família

Telefone: (66) 3411-1470

Email: mesabrasil@sescmatogrosso.com.br