Dezembro 2017

14/12

17:00

BULIXO - Arsenal - Sesc Arsenal
  • Valorização do encontro entre familiares, amigos, turistas com artesanato  e culinária brasileira para  descontração e entretenimento.


14/12

19:00

PAPO CERRADO - EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO: SOBRE IMAGEM E MEMÓRIA - Arsenal - Galeria de Artes
  • PARTICIPANTES:

    Marília Bonna é especializada em Literatura, Arte e Pensamento contemporâneo pela PUC - RJ e mestranda em Estudos Literários pela UFMT, onde desenvolve pesquisa em torno das relações entre literatura, coleção e memória.

    Maria Elisa Rodrigues Moreira é mestre em Teoria Literária e doutora em Literatura Comparada pela UFMG, tendo desenvolvido pesquisas em torno das relações entre literatura e arquivo. Atua como professora visitante do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMT.

    Thiago Iusso Sinoharaé arquiteto, mas, há três anos, dedica-se essencialmente à aquarela – técnica que, por sua transparência, sutileza e fluidez, dá às obras do artista certa atmosfera de sonho muito prezada por ele.

     

    RESUMO:

    A memória está amplamente relacionada aos nossos sentidos, como bem o demonstrou Proust com o cheiro das madeleines no monumental Em busca do tempo perdido, no qual o olfato é um fundamental mobilizador das memórias do personagem.

    Como podemos pensar, então, nas relações entre a visão e a memória num mundo em que as imagens, em suas mais diversas formas, parecem ocupar todo o território?

    É nesse sentido que propomos essa conversa, na qual em torno das relações entre “imagem” e “memória” poderemos refletir sobre como a imagem pode funcionar como um disparador da memória e, também, como um instrumento crítico para colocar em pauta questões relacionadas às memórias coletivas.