História

História do Sesc

O Sesc é o resultado da ação conjunta de empresários e organizações sindicais, sob o comando de João Daudt d’Oliveira, visando atender “as necessidades sociais urgentes dos trabalhadores do comércio, procurando enfrentar seus problemas, reduzir ou aliviar suas dificuldades maiores e criar condições de progresso”.

Ele foi criado pelo Decreto Lei nº 9.853 de 13 de setembro de 1946, assinado pelo então Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, que aprovou a criação de um fundo social que garantiria a manutenção da ação social pretendida. E foi regulamentado pelo Decreto nº 61.836 de 05 de Dezembro de 1967. Quanto a criação e organização do Serviço Social do Comércio no Brasil ficou como incumbência da recém criada Confederação Nacional do Comércio - CNC.

Em Mato Grosso o Serviço Social do Comércio Sesc foi instalado em 06 de dezembro de 1947, na condição de Delegacia Estadual, passando a ser Departamento Regional com a criação da Federação do Comércio no Estado de Mato Grosso em 1 de abril de 1959.

Serviço Social do Comércio – Sesc é uma entidade de direito privado, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo e dirigida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que tem por finalidade planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias e para o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade.