Estrutura

Estrutura do Sesc

Após 60 anos de criação, o Sesc se faz presente nos 26 Estados da União e no Distrito Federal onde em cada Estado possui uma estrutura descentralizada do Departamento Nacional - DN, com autonomia de gestão, criação e execução de projetos e atividades, orientadas por diretrizes traçadas pelo DN e aprovadas pelo Conselho Nacional do Sesc.

O Sesc e o Senac são administrados pela Confederação Nacional do Comércio – CNC, uma entidade sindical que visa representar os direitos e interesses dos empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo de todo o Brasil. Atualmente, integram a entidade 34 federações – sendo 27 estaduais e 7 nacionais, que agrupam 865 sindicatos filiados em todo o território brasileiro.

 

O Sesc possui uma estrutura que compreende:

 

Administração Nacional, com jurisdição em todo território nacional;

Conselho Nacional (CN) – órgão deliberativo;

Departamento Nacional (DN) – órgão executivo;

Conselho Fiscal (CF) – órgão de fiscalização financeira.

O Departamento Nacional - DN é o órgão executivo do Conselho Nacional que tem, entre outras, a atribuição de propor Diretrizes Gerais para a entidade e políticas de ação para os Programas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, realizar estudos, pesquisas e experiências para fundamentação técnica das atividades do Sesc e prestar assistência técnica sistemática às administrações regionais.

 

As Administrações Regionais, com jurisdição nas bases territoriais correspondentes, são formadas por:

 

Conselho Regional (CR) – órgão deliberativo;

Departamento Regional (DR) – órgão executivo.

O Conselho Nacional é presidido pelo presidente da CNC e o Conselho Regional é presidido pelo presidente da Federação do Comércio do Estado em que estiver inserido.

Como informado anteriormente, nos estados o Sesc e o Senac são administrados pela Federação do Comércio, através das deliberações do Conselho Regional. 

A composição do Conselho Regional do Sesc Mato Grosso tem a seguinte formação: Presidente e Vice-Presidente do Conselho Regional do Sesc Mato Grosso, Diretor Regional do Sesc Mato Grosso, 10 (dez) representantes de sindicatos e representantes do  Ministério do Trabalho de Mato Grosso, Instituto Nacional de Seguro Social - INSS - Mato Grosso e Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes de Mato Grosso.

De forma gráfica, a estrutura do Sesc em Mato Grosso é a seguinte:

                    

 

 

Características gerais do Sesc

 

Características civis

 

O Sesc é uma entidade de direito privado nos termos da Lei Civil, mantida e administrada pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo e dirigida pela Confederação Nacional do Comércio - CNC, que tem por finalidade planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias e para o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade.

O Sesc, assim como todas as instituições do denominado Sistema “S”, é privado, financiado com as contribuições do empresariado nacional e sem ônus para os empregados ou cofres públicos.

 

Origem dos recursos

 

A legislação que originou o Sesc estabelece que ela seja mantida através de contribuição compulsória descontada mensalmente sobre a folha de pagamento das empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo, na proporção de 1,5% destinada ao Sesc e 1,0% ao Senac. A arrecadação se dá através da Secretaria da Receita Previdenciária (SRP), antigo INSS, que recebe 3,5% do total arrecadado como taxa de administração.

 

Objetivos

 

De acordo com o manual de Diretrizes Gerais do Sesc (2004):

Considerando essas finalidades, o Sesc, para alcançá-las, tem os seguintes objetivos gerais:

1 - Fortalecer, através da ação educativa, propositiva e transformadora, a capacidade dos indivíduos para buscarem, eles mesmos, a melhoria de suas condições de vida;

2  - Oferecer serviços que possam contribuir para o bem-estar de sua clientela e melhoria de sua qualidade de vida;

3 - Contribuir para o aperfeiçoamento, enriquecimento e difusão da produção cultural.

 

Clientela

 

O público-alvo dos serviços desenvolvidos pelo Sesc são os comerciários e seus dependentes legais, bem como os funcionários e estagiários que trabalham no Sesc e Senac, os empregados de entidades sindicais do comércio e dos trabalhadores, em atividade ou aposentados.

De acordo com as Diretrizes Gerais do Sesc (2004), comerciário é o empregado que estiver exercendo atividades em empresas ou entidades enquadradas nos planos da Confederação Nacional do Comércio ou vinculados à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e/ou que sejam contribuintes do Sesc.

 

Campos de ação

 

As ações desenvolvidas pelo Sesc estão distribuídas dentro dos seguintes programas: Educação, Saúde, Cultura, Lazer a Assistência. Onde cada um possui suas diretrizes gerais de ação propostas pelo Departamento Nacional que devem ser seguidas na proposição das atividades desenvolvidas.

 

Em Mato Grosso, o Sesc desenvolve 17 atividades para sua clientela distribuídas dentro dos 5 programas, ou seja, Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. Sendo as atividades desenvolvidas da seguinte forma:

 

EDUCAÇÃO:

- Educação Infantil;

- Educação Fundamental

- Educação de Jovens e Adultos

- Educação Complementar

- Cursos de Valorização Social

 

 

SAÚDE:

- Nutrição

- Assistência Odontológica

- Educação em Saúde

- Assistência Médica

 

 

CULTURA:

- Biblioteca

- Apresentações Artísticas

- Desenvolvimento Artístico e Cultural

 

LAZER: 

- Desenvolvimento Físico Esportivo

- Recreação

- Turismo Social

 

ASSISTÊNCIA: 

- Trabalho com Grupos

- Ação Comunitária 

- Assistência Especializada

 

MISSÃO

Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, para a elevação da qualidade de vida e o desenvolvimento de valores do comerciário de baixa renda e sua família.

 

VISÃO

Ser referência como instituição promotora de atividades e ações que contribuam para a transformação de realidades sociais e do desenvolvimento humano.

 

VALORES:

•        Ética, honestidade e responsabilidade;

•        Controle e transparência;

•        Melhoria contínua dos serviços e processos;

•        Valorização do trabalho em equipe;

•        Respeito e responsabilidade socioambiental;

•        Atendimento cordial, prestativo e respeitoso;

•        Valorização das pessoas e ambiente de trabalho humanizado;

•        Resposta às necessidades e expectativas da clientela;

•        Compromisso com a acessibilidade e inclusão social.

 

Metas de atendimentos

 

O Sesc/AR/MT, assim como os demais regionais, possui metas de realização de atendimentos em cada atividade realizada, onde a contabilização segue o Manual de Instruções para Preenchimento dos Mapas Estatísticos de autoria do setor de estatística do Departamento Nacional.

 

Estrutura física

 

O Sesc/AR/MT é composto de uma sede administrativa em Cuiabá e Unidades Operacionais destinadas ao desenvolvimento de suas ações na capital e no interior de Mato Grosso.

As Unidades Operacionais são as seguintes:

 

Cuiabá

Arsenal

Balneário

Casa do Artesão

Escola

Galdino

Porto

Mesa Brasil

Mangaba Restaurante

 

 

Interior

Barão de Melgaço

Ler Alta Floresta

Ler Cáceres

Ler Poxoréu

Juscimeira

Rondonópolis

 

Administração Regional

Rua São Joaquim, 399 - Porto