UFMT E SESC ARSENAL PROMOVEM MINICURSOS SOBRE MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Inscrições online já estão disponíveis

A Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, em parceria com o Sesc Arsenal, realiza uma série de minicursos voltados à formação continuada dos professores da educação básica de Cuiabá e região. Profissionais de outras áreas também poderão participar. Os minicursos acontecem em uma terça-feira à noite e em um sábado à tarde por mês.

Os minicursos são uma das ações do projeto de extensão Da UFMT para cidade: Linguagens em movimento para aproximar a universidade dos moradores de Cuiabá, coordenado pela professora doutora Maria Elisa Rodrigues Moreira.

Cada minicurso tem duração de quatro horas e serão ministrados por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT). A proposta é que os participantes percebam o uso didático de diferentes tipos de linguagem e façam uma reflexão sobre temas contemporâneos, como relações étnicas e tecnologia.

            Para atender um público diverso, às terças-feiras o horário dos cursos será da 18h às 22h e aos sábados das 14h às 18h.

Literatura africana e Best Sellers

Literaturas africanas e afrodescendentes é o tema do curso que será realizado em 13 de março (terça) das 18h às 22h com Divanize Carbonieri. Com doutorado no Programa de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de São Paulo, a professora irá apresentar um panorama das literaturas africanas e afrodescendentes, envolvendo, sobretudo as produções escritas originadas desde o período colonial até a atualidade. Conceitos como colonialismo, colonialidade, pós-colonialidade, descolonialidade, cosmopolitismo vernacular, hibridismo e transculturação também serão abordados.

Já no sábado (24) será a vez de Juan Fiorini, doutorando em Letras  ministrar o curso Best-seller na sala de aula, sim! Como o próprio nome já diz, o professor irá mostrar como livros campeões de venda podem ser um bom aliado ao incentivo à leitura em sala de aula.

 

Para fazer a inscrição no curso Literaturas africanas e afrodescendentes clique aqui.

 

Para fazer a inscrição no curso Best-seller na sala de aula, sim!clique aqui.


No encerramento do projeto, cada participante dos cursos receberá certificado de participação referente à carga horária das aulas que assistiram.