EM NOVO ESPAÇO, O SESC CASA DO ARTESÃO VIRA PALCO DO LANÇAMENTO DO CATÁLOGO “AFRO PALADAR – NUTRINDO A CULTURA”

Conhecimentos ancestrais e apresentações artísticas devem marcar o início de agosto na unidade

O conhecimento culinário dos povos remanescentes de quilombolas que residem em Mato Grosso. Este é o tema do catálogo “Afro Paladar – Nutrindo a Cultura” que será lançado no novo endereço do Sesc Casa do Artesão no dia 10 de agosto, às 16 horas, com entrada gratuita.

 

Com elementos fotográficos e textuais, o catálogo produzido pela cientista social Jackeline Silva teve a contribuição do fotógrafo Luzo Reis e da cineasta Juliana Segóvia. A publicação é resultado de um projeto com recursos de edital da Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso (SEC).

 

Durante o lançamento do catálogo, haverá também a apresentação de artistas que evocam a cultura Afro em seus trabalhos, como a rapper PachaAna, Hermínio Nhantumbo e Grupo Aguerê.

 

A afroprodutora e empreendedora Jackeline Silva, que atualmente mora em Brasília, ressalta em seu trabalho os saberes ancestrais e de grande valor humano e simbólico que perpassam gerações em Mato Grosso.

 

O protagonismo da mulher negra também é um ponto crucial em seu trabalho, que , de acordo com a pesquisadora, é um traço primordial dentro das comunidades quilombolas.

 

O evento contará ainda com uma palestra realizada às 16 horas, mediada pelo chef Alício Charoth, curador da publicação, e por Jackeline Silva, em que será compartilhado o processo de produção do catálogo.

 

Novo  endereço

 

O Sesc Casa do Artesão está localizado atualmente na Avenida Tenente Coronel Duarte, próximo ao Shopping Popular, e continua sendo o ponto de encontro para a troca de conhecimentos seculares. O novo prédio reúne diversas linguagens do conhecimento popular, tornando a Casa o palco da união entre o público e os saberes que compõe a sua história.