Exposição “Artefatos” valoriza obras de nove povos indígenas

A partir da próxima sexta, 05 de outubro às 17h30, no Sesc Casa do Artesão.

Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre as culturas indígenas, a Exposição Artefatos terá abertura na próxima sexta (05) às 17h30 no Sesc Casa do Artesão. O evento é gratuito e aberto ao público de segunda à sexta-feira das 08h30 às 17h15 e aos Sábados das 07h45 às 12h15.

A curadoria da exposição trouxe para o público a possibilidade de ter contato com obras singulares, trazendo adornos de comunidades do Mato Grosso, Maranhão, Pará e Tocantins. São elas Anunsu (Nambikwara), Boe (Bororo), Ikpeng, Iny (Karajá), Ka’apor, Mehin (Krahô), Menkragnotire (Kayapó), Tenetehara (Tembé) e Waiwai, cada uma com singularidades e manifestações próprias, que aliadas transformam-se em “Artefatos”.

Entre colares, tangas e grinaldas, cada obra conta um pouco do seu povo. As artes apresentadas na exposição têm múltiplos olhares, assim como suas matérias-primas que tem origem vegetal e animal.

O Sesc Casa do Artesão não comercializa obras de origem animal, porém respeita tais elementos como manifestação cultural e entende a importância de o público interagir com objetos que participam da construção da identidade sociocultural do Brasil.  

Presença dos povos indígenas no Brasil  

Em 2010, o Censo revelou que 896 mil pessoas se declaram indígenas no Brasil. Sendo 63,8% residentes de área rural e 57,5% de terras oficialmente reconhecidas. Essa população é formada por mais de 240 povos que falam 215 línguas e possuem características determinadas por organização política, saberes, espaços geográficos, rituais, tradições, crenças, línguas, como também expressões artísticas. 

Ou seja, a presença desses povos tradicionais é notada em diferentes campos do nosso cotidiano, seja nos traços da miscigenação, como também na herança cultural dos fazeres artísticos brasileiros, construindo cultura continuamente. 

“Artefatos” encerra o projeto Semana Indígena, que acontece entre 01 e 05 de outubro, uma semana voltada para os saberes dos povos originários. Com oficinas, espetáculos, shows e diversas atividades, a programação proporciona interações culturais de forma dinâmica. Transformando o Sesc Casa do Artesão em espaço de trocas para o público.

No novo endereço da Casa, Av. Tenente Coronel Duarte, 2140 - Centro Sul, a exposição segue até dia 01 de dezembro. Disponível para agendamento escolar.