SESC FAZ 71 ANOS DE ATUAÇÃO EM MATO GROSSO

Inauguração foi em 06 de dezembro de 1947

Mais qualidade de vida para os mato-grossenses. Esta é uma das premissas do Sesc Grosso, que, nasceu em em 06 de dezembro de 1947, apenas um ano após a criação do Serviço Social do Comércio no Brasil. Atento às necessidades da população e sempre inovando nas áreas que atua, há 71 anos, vem dando sua contribuição para uma sociedade mais justa e cidadã.

Nessas sete décadas, o Sesc Mato Grosso se espalhou pelo estado, em municípios como Alta Floresta, Barão de Melgaço, Cáceres, Juscimeira, Poxoréu e Rondonópolis, além de Cuiabá, atuando em cinco programas: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.

As 19 unidades fixas e móveis se tornaram referência em sua atuação, como o Arsenal, reconhecido como um dos principais incentivadores das artes na região. A Casa do Artesão, que valoriza a cultura mato-grossense e o Porto com trabalhos sociais, sobretudo com idosos e gestantes. E também o Balneário, que além de ser um pólo recreativo no Coxipó, desenvolve um trabalho social com duzentas crianças em parceria com a Polícia Militar.

No interior, os Sesc Ler de Alta Floresta, Cáceres e Poxoréu incentivam a educação de jovens e adultos, além de oferecerem atividades físicas e de cursos de valorização social. Em Juscimeira, o balneário é o lugar ideal para se divertir com a família.

E ainda há o Sesc Rondonópolis, que reúne numa única unidade, todos os programas do Serviço Social do Comércio, incluindo o Mesa Brasil, que beneficia entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade social.

As unidades móveis e os projetos itinerantes do Sesc levam atendimento de saúde, leitura, recreação e cultura para diversos municípios e, a partir de 2019, essas ações serão ainda mais intensas com o projeto Sesc na Estrada.

 

 

Sesc no Brasil

O Serviço Social do Comércio é mantido pelos empresários do comércio, bens, serviços e turismo e está presente em 2,2 mil municípios brasileiros, com mais de 500 unidades fixas e 150 móveis. As ações do Sesc levam em conta princípios humanos e universais, oferecendo serviços que fortaleçam a cidadania e que contribuam com o desenvolvimento socioecômico e cultural.

Os recursos do Sesc vêm, prioritariamente, da contribuição compulsória descontada mensalmente sobre a folha de pagamento das empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo, na proporção de 1,5% destinada ao Sesc e 1,0% ao Senac. 

 

Unidades do Sesc Mato Grosso

Em Cuiabá

Administração Regional

Arsenal

Balneário

Casa do Artesão

Escola

Galdino

Porto

Mesa Brasil

Mangaba Restaurante

 

No interior

Barão de Melgaço

Ler Alta Floresta

Ler Cáceres

Ler Poxoréu

Juscimeira

Rondonópolis

 

Unidades Móveis

Bibliosesc

Sesc Saúde Mulher