SINOP GANHARÁ UNIDADE DO SESC

Atividades físicas e culturais ao ar livre, além de serviços odontológicos atenderão até 500 pessoas por dia

Em março começa a implantação da nova unidade do Sesc em Mato Grosso, no município de Sinop. Com cerca de 140 mil habitantes, a maior cidade do Norte do estado é referência em vários setores da economia e possui uma juventude universitária de várias regiões do estado e do Brasil.

 

Para atender o público prioritário, trabalhadores do comércio de bens, serviço e turismo e seus familiares, bem como a comunidade como um todo, foi pensado no conceito de unidade parque, que será estruturada por módulos, em formato de espaços multiuso. Além disso, contará com várias atividades ao ar livre, tanto para lazer, cultura e atividades físicas.

 

Também haverá duas unidades móveis. O BiblioSesc é uma biblioteca móvel de incentivo à leitura, com possibilidade de empréstimo de livros e gibis. Já o OdontoSesc, faz orientações de higiene bocal, além de realizar serviços como tratamento de cárie, extração, limpeza e aplicação de flúor.

 

“São instalações provisórias, que visam acelerar a implantação e a realização de atividades e prestação de serviços, mantendo a proposta da não ininterrupção da programação em razão do longo período de obras para a construção de uma unidade definitiva”, destacou Carlos Rissato, diretor regional do Sesc Mato Grosso. Rissato esteve em Sinop na segunda (04) para alinhar o planejamento da unidade, cujo terreno foi doado pelo Poder Executivo, com a prefeita Rosana Martinelli (PR).

 

Além do Sesc, será construída, no mesmo terreno, a unidade do Senac, que irá contemplar a formação técnica profissionalizante.

 

O que terá no Sesc em Sinop

 

Cultura - Ações voltadas a promoção da arte e da cultura, com espetáculos de teatro, música, contação de histórias, cinema ao ar livre, oficinas e outras atividades artísticas.

Assistência - Cursos de valorização Social, que possibilitam renda extra para as famílias, Programa Mesa Brasil de combate ao desperdício por meio da doação de alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

Educação - Atividades de educação complementar, cursos e oficinas de ampliação do conhecimento.

Lazer - Atividades físicas, promoção do bem-estar, gincanas recreativas, jogos, brincadeiras, campeonatos e outras atividades ligadas ao esporte.

Saúde - Ações de educação em saúde que estimulam a qualidade de vida e hábitos saudáveis. Atendimento do Saúde Mulher, caminhão que leva atendimento, diagnóstico e exames preventivos. Atendimento do OdontoSesc, também é uma unidade móvel que promove atendimento odontológico a população.

 

Sobre o Sesc

O Sesc é uma entidade criada e mantida pelos Empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e tem como desafio proporcionar a população experiências inspiradoras, transformadoras e educativas. Ações que possibilitem a ampliação de horizontes, colaborando assim para o desenvolvimento da sociedade: equilibrando oportunidades, proporcionando qualidade de vida seja para o seu público prioritário, o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, mas também em contrapartida social atender a sociedade como um todo. São cinco programas (Educação, Saúde, Assistência, Cultura e Lazer), que possibilitam o desenvolvimento integral dos indivíduos. Ações de referência em assistência social, oferta de programações culturais e de lazer, ações educativas formais e informais, práticas esportivas, disponibilização de espaços qualificados para o encontro, intercâmbio e o afeto.