SESC SAÚDE MULHER CHEGA À NORTELÂNDIA NESTA TERÇA-FEIRA

Mulheres recebem atendimento gratuito no centro da cidade

Nortelândia é o destino da vez do Sesc Saúde Mulher. Com atendimentos a partir desta terça (16), a unidade estará na Praça Edgar Araújo, no centro da cidade, das 08h às 17h. A expectativa é que 1.400 exames gratuitos de mamografia e papanicolau sejam realizados em 60 dias.

O público para atendimento são mulheres que tenham entre 50 a 69 anos para exames de mamografia. Já para o exame preventivo do câncer do colo do útero, também conhecido como papanicolau, as interessadas precisam ter entre 25 e 64 anos e que já tenham iniciado a vida sexual para um resultado mais preciso.

Não há custos para a realização dos exames, porém é necessária a presença de documentos pessoais para os agendamentos, como: cópias do RG, CPF, cartão do SUS e do comprovante de endereço.

Cada um dos exames dura cerca de 15 minutos e não apresenta riscos, visto que, o Sesc Saúde Mulher oferece equipamentos eficazes e equipe competente para auxiliar a participante nos próximos passos no cuidado com a saúde.

A unidade tem parada em Nortelândia, mas logo segue para novos municípios fornecendo acesso à saúde, compartilhando apoio, informações sobre prevenção e cuidados para o bem-estar feminino.

QUAIS SÃO OS EXAMES?
A mamografia é um exame não invasivo, que por meio de imagens coletadas pelo mamógrafo, semelhante ao aparelho de raios-X, permite a identificação de tumores malignos nos seios.

O papanicolau também é um procedimento sem complicações e rápido, com ele coletam-se células do colo do útero, possibilitando o reconhecimento precoce de infecções responsáveis por casos de câncer.

A consulta com um médico especializado é indispensável para a continuação do tratamento, com um diagnóstico preciso, o profissional conduzirá cada caso de forma adequada.

SAÚDE E PREVENÇÃO
No ano de 2018, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelou uma estimativa de 680 casos de câncer de mama feminina e de 340 ocorrências de câncer de colo de útero a cada 100 mil habitantes, no estado de Mato Grosso.

O diagnóstico precoce é uma das maneiras mais eficazes de tratamento, descobrir logo cedo à existência da enfermidade contribui para um processo menos doloroso e resultado positivo. Assim como é importante manter uma rotina de exames médicos, uma vez que ajuda no esclarecimento de dúvidas e na manutenção de uma vida saudável.