CURTAS E DOCS

Sessões gratuitas às 19h30 no cinema do Sesc Arsenal

O Cinema do Sesc Arsenal abre espaço para a exibição gratuita de curtas-metragens e de documentários, explorando um acervo rico em histórias.

Sessões gratuitas às 19h30 no cinema do Sesc Arsenal

07/11 às 19h30 
TUDO É BRASIL
(Rogério Sganzerla, RJ,1998, Doc, PB, 82min.)

Semidocumentário que traz à tona a história secreta do filme It’s All True,dirigido e rodado no Brasil, por Orson Welles, em 1942.Retrata o cotidiano dos negros, o subúrbio carioca, os jangandeiros de Fortaleza e revela o encanto do cineasta ao conhecer a cultura e a criatividade do povo brasileiro.

   Livre para todos os públicos





14/11 às 19h30
FRANÇOISE
(Rafael Conde, Ficção, 2002, 22min.) 

A arte existe porque a vida não basta”. O poeta maranhense Ferreira Gullar sintetizou em uma frase a grande motivação do ser humano para fazer arte. E foi ela que inspirou A vida não basta, documentário que vai ao encontro de nove artistas de diferentes áreas para descobrir porque é preciso criar para a vida ir além. No filme, a atriz Denise Fraga, o escritor Milton Hatoum, o estilista Ronaldo Fraga, o cantor e compositor Toquinho, a cineasta Laís Bondanzky, o dramaturgo Leonardo Moreira e os quadrinistas Gabriel Bá e Fábio Moon – além da participação especial do próprio Gullar – dialogam sobre as origens da criação artística em suas vidas, a descoberta da vocação, os processos criativos, a relação com o público, dentre outros assuntos relacionados ao tema.

ILHA DAS FLORES
(Jorge Furtado, Documentário, 1989, 12min)
Um tomate é plantado, colhido, transportado e colocado à venda num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. Ilha das Flores segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.

   Não recomendado para menores de 16 anos



 
28/11 às 19h30
O ARROZ NUNCA ACABA
(Marão, Animação, 2005, 8min)
Tudo quebra. Tudo acaba. Menos o arroz. O arroz nunca acaba.

O BLOQUEIO
(Cláudio Luiz de Oliveira, Animação, 2002, 10min)
Gérion é o solitário morador de um prédio assolado por uma imensa quantidade de ruídos. Assustado e quase louco, ele questiona: estariam construindo ou destruindo? Baseado no conto homônimo de Murilo Rubião.

YANSAN
(Carlos Eduardo Nogueira, Animação, 2006, 18min)
Yansan e Xangô vieram juntos ao mundo. Um pertence ao outro. Eles morrerão no mesmo dia.


  Não recomendado para menores de 16 anos