MOSTRA ENCONTRO COM O CINEMA ALEMÃO

A Mostra apresenta a safra de filmes produzidos no final do século 20 e início do século 21 na Alemanha exibição de 19 a 23/03 no Sesc Arsenal

A Mostra apresenta a safra de filmes produzidos no final do século 20 e início do século 21 na Alemanha. Por meio de uma parceria entre o Sesc e o Goethe-Institut a Mostra é mais uma das ações do calendário da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

19/03 às 19h30
ADEUS LENIN!
(Good bye Lenin!, Wolfgang Becker, cor, 2003, 2h.)

Em 1978, em plena Alemanha Oriental, o pai de Alex Kerber deixa o país, rumo ao ocidente. Uma visita dos homens da Stasi (Serviço de Segurança Nacional) leva a mãe do garoto ao hospital, de onde volta como uma ativista ferrenha. Anos depois, em uma manifestação pacífica, ela vê seu filho Alex sendo espancado por representantes do governo e entra em como após sofrer infarto. O muro de Berlim é destruído e a casa da família é adaptada aos padrões ocidentais. Somente em 1990, um ano depois, ela desperta do coma e Alex decide esconder a queda do Partido Socialista.

   Não recomendado para menores de 12 anos



20/03 às 14h30
SONNENALLEE
(Leander Hauβmann, cor, 1999, 1h34min.)

Com este filme, sua estreia no cinema, o diretor de teatro Leander Hauβmann retrata de forma humorística a vida dos jovens em Berlim Oriental e nas zonas fronteiriças, em 1973. Hauβmann ofrece uma caricature dos problemas dos cidadãos da Alemanha Oriental sem que para isso seja necessário conhecer a fundo a história da queda do socialismo na Alemanha.

   Não recomendado para menores de 14 anos




20/03 às 19h30
A VIDA É UM CANTEIRO DE OBRAS
(Das leben ist eine Baustelle, Wolfgang Becker, cor, 1997, 1h58min)

Em Berlim, manifestantes e policiais se enfrentam na rua, enquanto Jan Nebel vai para o seu emprego no frigorífico. No caminho, derruba dois homens que perseguem uma jovem, e ele nem imagina que são policiais à paisana. A noite traz sérias consequências: uma multa, sua demissão. Pela manhã, ao fazer uma visita ao pai, encontra-o morto. Além disso Jan desconfia que contraiu Aids. Mas toda catástrofe tem seu lado bom: com a morte do pai ele tem agora um apartamento próprio e talvez o medo da Aids o faça ordenar melhor a própria vida. 

   Não recomendado para menores de 16 anos




21/03 às 14h30
4 DIAS EM MAIO
(4 Tage im Mai, Achim Von Borries, cor, 2011, 1h35min.)

Aos 13 anos, Peter queria ser um guerreiro valente. Durante as batalhas da Segunda Guerra, ele encontra um soldado alemão morto, veste seu uniforme e pendura o seu fuzil. Uma pequena patrulha russa ocupa o orfanato no qual o garoto vive com a tia, que se rende aos russos.

   Não recomendado para menores de 14 anos




21/03 às 19h30
BERLIN IS IN GERMANY
(Hannes Stöhr, cor 2001, 1h30 min)

Martin deixa a penitenciária de Brandemburgo após 11 anos na prisão por um assassinato em 1989. Ele só conhecia a Alemanha Oriental e agora é subitamente confrontado com uma nova Berlim unificada. Hospeda-se em um hotel e sai em busca de trabalho, mas nada consegue. Inspirado por uma história real, o diretor Hannes Stöhr nos revela uma história que tem um ponto de partida realista, mas se transforma aos poucos em um conto de fadas.

   Não recomendado para menores de 14 anos




22/03 às 16h
O QUE PERMANECE
(Was bleibt, Hans-Christian Schmid, colorido, 2012, 1h28min.)

Marko vem de Berlim para encontrar sua rabugenta mulher nas proximidades de Bonn e pegar seu filho Zowie. O casal vive separado, mas os avós de Zowie não podem saber. A ilusão da família intacta deve ser mantida.

   Não recomendado para menores de 12 anos




22/03 às 19h30
TODOS OS OUTROS
(Alle anderen, Maren Ade, colorido, 2008, 1h59min)

O filme conta a história de Gitti e Chris, um jovem casal de trinta e poucos anos e muitas diferenças, que tenta desfrutar suas férias isolando-se a dois. Na casa de veraneio dos pais de Chris na Sardenha, entregando-se a brincadeiras e fugindo de vizinhos inconvenientes. Só não conseguem fugir um do outro.

   Não recomendado para menores de 14 anos




23/03 às 16h
YELLA
(Christian Petzold, cor, 2007, 1h28min.)

Yella quer sair de Wittenberge, onde a empresa de seu marido Ben faliu e seu casamento chegou ao fim de maneira dramática. Decide então ir para o Oeste, para o outro lado de Elba, em busca de oportunidades. Em seu novo lar, ela encontra Philipp, que a convida para acompanhá-lo em um encontro de negócios. Ali, Yella descobre o mundo do capital de risco e começa a participar do sonho de Philipp, que quer ganhar muito dinheiro e para isso planeja um negócio incrivelmente simples e altamente promissor.

   Não recomendado para menores de 14 anos




23/03 às 18h
NENHUM LUGAR PARA IR
(Die Unberührbare, Oskar Roehler, pb, 1999, 1h40min.)

As últimas semanas de vida da escritora Gisela Elsner, morta em 1992, narradas pelo filho – o cineasta Oskar Roehler. A escritora, aqui chamada Hanna Flanders, não consegue lidar nem com o seu próprio desenvolvimento pessoal, nem com o desenvolvimento político responsável pela extinção RDA e a reunificação alemã.

   Não recomendado para menores de 14 anos




23/03 às 20h
BEM-VINDO À ALEMANHA
(Almanya, Yasemin Samdereli, cor, 2010, 1h35min.)

O filme é uma extraordinária contribuição ao atual debate sobre a integração na Alemanha. O filme fala sobre identidades que se transformam pouco a pouco, sobre a complexa questão da pátria de cada um.


   Não recomendado para menores de 12 anos